iStock-642980978.jpg

Planejamento de Marketing Digital

O Marketing digital para pequenas empresas abre portas para um mundo novo de oportunidades de negócios, e a conquista de novos mercados que por uma questão até mesmo de logística, o marketing convencional não consegue atingir. São essas oportunidades que tem levado cada vez mais, pequenos empresários a terceirizarem seu marketing para divulgarem seus negócios na internet.

Muitas vezes, por falta de tempo e estrutura de empresa, o planejamento de Marketing Digital é inexistente ou não se dá a ele a devida atenção, já que existem outras prioridades ou “incêndios a serem apagados”. A partir disso, uma grande bola de neve vai se criando e, por consequência, ocorre um distanciamento dos resultados esperados. São essas oportunidades que tem levado cada vez mais, pequenos empresários a terceirizarem seu marketing para divulgarem seus negócios na internet.

Planejar não significa estipular um número qualquer com base em cálculos que só você entende e dizer para a sua equipe: “Ok, pessoal, já temos a nossa meta. Se virem para alcançá-las”. Mas tão pouco se trata de “deixar a meta aberta, e, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”.

Num ambiente digital, de constante e profundas transformações, o grande desafio é desenvolver um plano de marketing digital simples, objetivo e, principalmente, flexível. Afinal, seu plano precisa ser capaz de lidar com as eventualidades, incorporar novas informações e se adaptar a novas circunstâncias que surjam pelo caminho.

Planejamento-de-Marketing-Digital-Como-definir-metas-e-objetivos-de-alto-impacto-para-o-seu-negócio-Documentos-Google (1).png
Planejamento-de-Marketing-Digital-Como-definir-metas-e-objetivos-de-alto-impacto-para-o-seu-negócio-Documentos-Google.png

Com nosso Plano PMD, sua empresa não precisará se preocupar com isso!
Construiremos um planejamento de marketing completo, com uma visão holística sobre a estratégia e ações que tragam resultados reais, sustentáveis e mensuráveis a sua empresa. 

Trabalhamos o PMD em 7 etapas: 
 

 
mktdigital.png
 

Entenda cada uma das etapas do PMD:

1) DIAGNÓSTICO

Análise de cenário e entendimento do negócio. É feito um estudo das necessidades da organização, do modelo de negócio, seus diferenciais, posicionamento, mercado de atuação, concorrência e clientes. Esta seção define sua empresa e seus produtos ou serviços e, em seguida, mostra como os benefícios que você fornece o diferenciam da sua concorrência. 

2) PÚBLICO ALVO

Planejamento e formatação do público alvo, criação da persona, avatar e mapeamento de dores, interesses e formulação de headlines e núvem de palavras- chave. A segmentação leva em conta questões como idade, sexo, renda, nível de escolaridade, além dos aspectos geográficos e comportamentais. Desejos, hábitos, preferências e estilo de vida também são analisados para se traçar o perfil do target. 

3) METAS E OBJETIVOS 

Definição de objetivos e metas daquilo que pretendemos atingir. Detalhadamente descrevemos nossos objetivos, para mais fácil alcançá-los. Nessa fase usamos a metodologia “S.M.A.R.T.” para a definição dessas metas e objetivos.

4) ESTRATÉGIAS

O coração e a alma de seu plano de marketing, a parte mais tático-operacional do nosso PMD, hora de determinamos as estratégias e táticas de comunicação e marketing que usaremos, detalharemos as táticas que serão usadas para alcançar essas perspectivas e atingir seus objetivos. Criamos um plano de ação e colocamos a mão na massa!

5) ORÇAMENTOS

Definição do Budget total,  a partir dai damos o pontapé inicial nos investimentos das campanhas e visualizarmos até onde será possível chegar com aquele orçamento. Criamos um cronograma de investimento e retorno. Este documento irá dar-lhe uma visão global e integrada de:

  • Acções a realizar – quando, onde e como;
  • Investimento previsto para cada canal;
  • Retorno esperado para cada investimento feito;
  • Impacto em outras métricas como: vendas, reconhecimento da marca, etc.


6) MÉTRICAS

Mensuração de resultados, medição do retorno do investimento que a empresa fez em uma ação ou campanha digital. Hora de ler, destrinchar, medir, calcular, cruzar informações, analisar todos os dados coletados. Elaboramos relatórios que servirão como uma bússola, para nortear os próximos passos.
Com os balancetes e relatórios finais saberemos se o investimento resultou positiva ou negativamente para, então, manter, otimizar, modificar ou mesmo excluir a campanha. 

"Exercer esse controle é a única forma de verificar que a estratégia elaborada é implementada corretamente e de perceber quais os aspectos a melhorar."

7) ATUALIZAÇÃO DO PLANO


Uma vez que o planejamento de marketing digital está estruturado, o plano de ações rodando, e temos os relatórios valiosos em mãos, começamos a otimizar continuamente os recursos para atingir os objetivos mais rápido e com maior eficiência. Um Plano de Marketing não é um documento imutável que, quando concluído, deve ficar inalterado. Com a velocidade a que o mercado muda atualmente, é importante introduzir ajustamentos freqüentes, de forma a que o plano continue a ser um documento útil. Algumas das perguntas importantes que fazemos mês a mês durante a implementação de todas as 7 etapas são:

  • Nossos objetivos ainda são os mesmos do começo do projeto? Se não, o que mudou? Como esta mudança impacta no restante do plano de marketing?
  • Estamos mais próximos de atingir nossos objetivos do que estávamos no mês passado?
  • Atingimos as metas que estabelecemos para este mês?
  • Quais as ações foram realizadas este mês e, com base nos KPIs estabelecidos, quais foram os seus resultados com elas?
  • Quais insights e aprendizados geramos este mês e como podemos utilizá-los para melhorar nossas próximas performances?

Com isto mente, trabalhamos continuamente, utilizando a nosso favor a grande vantagem do Marketing Digital - sua alta mensurabilidade,  corrigindo e otimizando as estratégias para que consigamos, de fato, alcançar os objetivos do planejamento de marketing digital do nosso cliente.